Durante o mês de outubro, o alerta sobre a prevenção do câncer de mama será reforçado. Cada iniciativa que compõe o movimento espera estimular a detecção precoce da doença, pois só assim é possível garantir o sucesso do tratamento. O que é o Outubro Rosa? O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que tem como objetivo ressaltar a importância de um diagnóstico precoce para que a doença possa ser curada. O movimento tem causado empatia em todos os lugares do país, inclusive na capital federal. A cada ano, o movimento Outubro Rosa ganha mais repercussão. A campanha não se limita apenas a cartazes, banners e folders. Ela também tem um calendário de atividades gratuitas, que são direcionadas especialmente para as mulheres brasileiras.
Objetivos do Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento mundial que cresce a cada ano. Os seus objetivos são:
- Estimular a prevenção do câncer de mama;
- Reduzir o número de mulheres com câncer de mama;
- Mostrar a importância do diagnóstico precoce para a cura;
- Apresentar a realidade atual do câncer de mama no Brasil e no mundo;
- Embelezar o mundo com tons de rosa, principalmente pontos turísticos e locais;
- históricos;
- Mostrar os riscos que a doença pode trazer.
Origem do Outubro Rosa
O Outubro Rosa criou fortes raízes no Brasil, mas não foi por aqui que ele teve início. A história dessa ação começou em 1997, nos Estados Unidos. Na época, a cidade de Nova York sediou a primeira Corrida pela Cura, que buscou estimular a conscientização e mostrar a importância de fazer um diagnóstico precoce do tumor. Não demorou muito para que o Outubro Rosa começasse a ser celebrado em todo mundo.
O símbolo do Outubro Rosa
No ἀfinal da 1ª Corrida pela Cura, a Fundação Susan G. Komen for the Cure fez questão de distribuir lacinhos cor-de-rosa entre os participantes. Esse item se transformou no símbolo do movimento.
Hoje, o laço rosa é o elemento mais utilizado para representar o Outubro Rosa, seja através de cartazes ou da decoração de espaços. Também se tornou comum, inclusive no Brasil, iluminar monumentos públicos, prédios, pontes e teatros com luz rosa, como uma forma de chamar a atenção da população.
Depois de despertar milhares de ações nos Estados Unidos, o Outubro Rosa finalmente passou a ser comemorado no Brasil, em outubro de 2002. O primeiro sinal de simpatia com o movimento aconteceu quando Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco de São Paulo, ganhou uma iluminação cor-de-rosa. Na época, os paulistas também comemoravam os 70 anos de encerramento da Revolução de 1932. Outros momentos da história do Outubro Rosa no Brasil também foram considerados marcantes, como o que aconteceu em 2008. Diversas entidades que combatem o câncer de mama se uniram para iluminar com luz rosa os pontos turísticos das grandes
cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Teresina, entre outras. O grande destaque ficou por conta do Cristo Redentor, o maior símbolo da capital carioca.
Os resultados do Outubro Rosa
As ações que integram o Outubro Rosa têm apresentado resultados significativos. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde entre 2011 e 2012, o número de mamografias realizadas no Brasil teve um aumento de 16%, ou seja, passou de 1.839.411 para 2.139.238. Entre as mulheres com idade de 50 a 69 anos, que correm maior risco, o aumentou foi ainda mais significativo: 21%.
Prevenção do câncer de mama
O movimento Outubro Rosa costuma divulgar algumas dicas para prevenir o câncer de mama. Confira:
Faça o autoexame
O câncer de mama costuma ser uma doença silenciosa e praticamente sem sintomas. É por isso que vale a pena realizar o autoexame das mamas. Esse método tão simples consegue identificar 80% dos tumores.
Faça mamografia
A mamografia é um exame radiológico que consegue identificar o câncer de mama. A sua capacidade de encontrar um nódulo costuma ser bem maior do que o simples toque com as mãos do autoexame. Os médicos recomentam que as mulheres com mais de 40 anos se submetam à mamografia pelo menos uma vez por ano, especialmente aquelas com histórico familiar da doença.
Mantenha uma boa alimentação
O cardápio deve ser sempre variado e rico em nutrientes, pois só assim é possível os compostos cancerígenos que chegam até as células. Portanto, como frutas, legumes, verduras e leguminosas. A lentilha, o grão-de-bico e o feijão branco são alguns alimentos que atuam contra o câncer de mama.
Evite cigarro e álcool
Alguns estudos mostram que fumar aumenta as chances de desenvolver câncer de mama, por isso é recomendado que as mulheres fiquem bem longe do cigarro. O consumo de álcool também aumenta as chances de desenvolver tumores.
Cuidado com a terapia hormonal
Muitas mulheres, ao entrar na menopausa, iniciam a terapia de reposição hormonal. Esse tratamento, no entanto, deve contar com acompanhamento médico e não pode durar muito tempo.
Observe o histórico familiar
As mulheres com caso de câncer de mama na família devem se preocupar ainda mais com os exames preventivos.
Amamente o máximo possível
Algumas pesquisas já conseguiram comprovar que as mulheres que amamentam os seus bebês reduzem as chances de câncer de mama no futuro. Portanto, não tenha pressa para o fim do aleitamento.
O câncer de mama é tratável, desde que o diagnóstico seja feito de forma precoce. O sucesso do tratamento dependerá da fase em que se encontra a doença e o tipo de tumor. Em todo caso, aqui vai um dado otimista: a chance de cura é de praticamente 95%.
Fonte: Muito chique


Blogger Comment
Facebook Comment